EXRAVEN
  • (15) 3019-9131 (15) 3019-9131
  • vendas@exraven.com.br vendas@exraven.com.br

Você conhece bem as diferenças entre as roscas denominadas NPT e BSP? É comum surgir dúvidas quanto à utilização dessas roscas entre os profissionais que as usam.

As roscas, de um modo geral, são utilizadas para definir e garantir o encaixe de dois materiais em um movimento helicoidal. Ela é formada por um conjunto de filetes que ficam em torno de uma superfície cilíndrica. A partir disso, cada rosca tem sua própria anatomia e características.

Contudo, hoje falaremos sobre as roscas NPT e BSP, geralmente utilizadas em tubulações.

Sendo uma rosca cônica, a NPT é, na maioria das vezes, usada em conexões de tubulações de gás industrial e água. Sendo muito popular nos EUA e Canadá, ela foi criada para funcionar de acordo com o “princípio do arredondamento”, conforme a conexão vai sendo realizada, seu diâmetro aumenta respectivamente até a vedação ter sido completada e assim, travar.

A sigla NPT vem de uma norma americana conhecida como national pipe thread, traduzida como “rosca de tubo nacional”. NPT é uma norma específica para roscas. A rosca NPT é especificada pelas normas ANSI B1.20.1 e NBR 12912 (igual a ANSI).

Já a rosca BSP, ao contrário da NPT, é paralela. O que significa que ela pode ser rosqueada até o fim. A rosca BSP é mais utilizada (e recomendada) em instalações residenciais. Sua sigla é a abreviação de British standard pipe.

As normas para rosca BSP são: ISO 7/1; NBR ISO 7.1 (que substituiu a NBR 6414). EN 10226 (DIN EN 10226 é a versão em alemão da EN 10226, que substituiu a DIN 2999); BS 21; BS EN 10226 e JIS B 0203.

Confira na imagem abaixo uma tabela com as diferenças:


Fontes:

https://casadasvalvulasmg.com.br/roscas-bsp-e-npt-aplicacao-de-cada-uma/

https://www.hidroshop.com.br/noticias.asp?idnoticia=15567&q=DIFEREN%C7AS+ENTRE+ROSCAS+BSP+E+NPT

· 

Você sabe o que são os Quase Acidentes?
Durante o dia-a-dia de trabalho, estamos sempre expostos ao risco de acidentes que estão ligados ao processo de produção empresarial. Identificar e so...
Você sabe o que são os equipamentos "Ex e"?
Em condições normais de operação, o equipamento com esse tipo de proteção não produzirá faíscas ou aquecimento suficiente para causar uma explosão. Se...
3 comments
william grillo
william grillo
Thursday 29th April 2021

Saberia me informar qual das roscas é mais indicada para içar maiores pesos?

JOÃO deltap
JOÃO deltap
Friday 27th March 2020

Vç pode ate conseguir, porem ira travar ou imperrar e nao saira tão facil devido as diferenças das roscas conicas e paralelas!

Régis
Régis
Thursday 05th March 2020

Ok, mas a dúvida continua - ou seja eu consigo rosquear uma conexão Macho NPT em uma rosca Fêmea BSP ou vice-versa ??

Tiago Reis
Tiago Reis
Saturday 18th April 2020

Você conseguirá rosquear apenas alguns "fios de rosca" e ela irá travar, pois além da diferença entre as roscas NPT e BSP`serem cônicas e paralelas, também existe uma pequena diferença no passo da rosca de cada uma delas, ou seja, a quantidade de fios de rosca por polegada não é o mesmo nas roscas NPT e BSP. Por exemplo, uma rosca 3/8" NPT tem 18 fios por polegada, enquanto a rosca 3/8" BSP tem 19 fios por polegada. Espero ter ajudado...

Exibindo de 1 a 1 do total de 3 (1 páginas)
Leave a comment