EXRAVEN
  • (15) 3019-9131 (15) 3019-9131
  • vendas@exraven.com.br vendas@exraven.com.br

Fios e cabos elétricos são responsáveis por, além de conduzir a energia elétrica, garantir a segurança de ambientes residenciais, comerciais e/ou industriais e das pessoas que lidam diariamente com a instalação e manutenção dos mesmos.

Já falamos aqui sobre a diferença entre fios e cabos elétricos, mas, você sabia que o sistema de condutores pode ser identificado por um padrão de cores? Assim, é possível saber a função e facilitar a compatibilidade dele com outros equipamentos elétricos.

Essa padronização, no Brasil, se dá pela norma NBR 5410 que determina quais cores devem ser utilizadas em fios e cabos elétricos em instalações de baixa tensão em edificações. A norma visa descomplicar a manutenção nesses circuitos elétricos por meio da uniformização desses condutores e suas respectivas funções.

Apesar da facilidade e segurança que essa norma oferece, nem todos os profissionais a seguem corretamente ou estão familiarizados com as determinações. Você sabe identificar a função dos cabos pelas cores? Vamos te ajudar!

É importante frisar que a norma não estabelece a obrigatoriedade do uso da tabela de cores para identificar os cabos; outros métodos podem ser utilizados para tal, mas, caso seja optado pelo uso das cores como meio de identificação, deve seguir o padrão abaixo:



Condutor Neutro

Em casos de identificação por cor, qualquer condutor isolado utilizado como condutor neutro deve ser utilizada a cor azul-claro na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar.

Condutor de Proteção

Popularmente conhecidos como “fio terra”, qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar a ser utilizado como esse tipo de condutor deve ser identificado pelas cores verde e amarelo ou a cor verde, que são cores exclusivas da função de proteção.

O “fio terra” é um condutor ligado a hastes fincadas na terra e acompanha todos os circuitos com função de proteger os equipamentos e usuários contra possíveis choques elétricos.

Condutor Fase

A norma estabelece que, para o condutor fase, pode ser utilizada qualquer cor para identificação desde que não seja nenhuma das outras cores citadas nos itens anteriores. Normalmente se é recomendada as cores: vermelho, preto ou marrom.




Muitas obras e edificações não utilizam da norma, apesar da padronização existir, por serem antigas ou até mesmo irregulares. Por isso, é importante ficar atento e não confiar cegamente nas cores dos fios na hora de realizar alguma manutenção. Não se esqueça de consultar e conferir os diagramas e mapas de instalação.

Fonte:

http://argoseletrica.com/o-padrao-de-cores-de-fios-e-cabos-eletricos/

http://www.ngeletrica.com.br/fios-cabos/cores-identificando-cabos

https://www.tecnogera.com.br/blog/entenda-a-tabela-de-padrao-de-cores-para-cabos-eletricos



Os perigos da Eletricidade Estática
Por definição, este fenômeno ocorre quando as cargas elétricas se acumulam em um corpo e passa para outro ao haver contato. Geralmente ela é gerada p...
Tudo sobre a Norma Regulamentadora 10 - NR10
A nr10 é uma norma focada na segurança do trabalho em atividades que estejam direta ou indiretamente relacionadas à instalações elétricas. A norma, or...
1 comments
João Evangelista Vieira
João Evangelista Vieira
Wednesday 16th December 2020

Gostei das informações. Site excelente. Irei indicá-lo para os meus amigos.

Exibindo de 1 a 1 do total de 1 (1 páginas)
Leave a comment