EXRAVEN
  • (15) 3019-9131 (15) 3019-9131
  • vendas@exraven.com.br vendas@exraven.com.br

Fios e cabos elétricos são responsáveis por, além de conduzir a energia elétrica, garantir a segurança de ambientes residenciais, comerciais e/ou industriais e das pessoas que lidam diariamente com a instalação e manutenção dos mesmos.

Já falamos aqui sobre a diferença entre fios e cabos elétricos, mas, você sabia que o sistema de condutores pode ser identificado por um padrão de cores? Assim, é possível saber a função e facilitar a compatibilidade dele com outros equipamentos elétricos.

Essa padronização, no Brasil, se dá pela norma NBR 5410 que determina quais cores devem ser utilizadas em fios e cabos elétricos em instalações de baixa tensão em edificações. A norma visa descomplicar a manutenção nesses circuitos elétricos por meio da uniformização desses condutores e suas respectivas funções.

Apesar da facilidade e segurança que essa norma oferece, nem todos os profissionais a seguem corretamente ou estão familiarizados com as determinações. Você sabe identificar a função dos cabos pelas cores? Vamos te ajudar!

É importante frisar que a norma não estabelece a obrigatoriedade do uso da tabela de cores para identificar os cabos; outros métodos podem ser utilizados para tal, mas, caso seja optado pelo uso das cores como meio de identificação, deve seguir o padrão abaixo:



Condutor Neutro

Em casos de identificação por cor, qualquer condutor isolado utilizado como condutor neutro deve ser utilizada a cor azul-claro na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar.

Condutor de Proteção

Popularmente conhecidos como “fio terra”, qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar a ser utilizado como esse tipo de condutor deve ser identificado pelas cores verde e amarelo ou a cor verde, que são cores exclusivas da função de proteção.

O “fio terra” é um condutor ligado a hastes fincadas na terra e acompanha todos os circuitos com função de proteger os equipamentos e usuários contra possíveis choques elétricos.

Condutor Fase

A norma estabelece que, para o condutor fase, pode ser utilizada qualquer cor para identificação desde que não seja nenhuma das outras cores citadas nos itens anteriores. Normalmente se é recomendada as cores: vermelho, preto ou marrom.




Muitas obras e edificações não utilizam da norma, apesar da padronização existir, por serem antigas ou até mesmo irregulares. Por isso, é importante ficar atento e não confiar cegamente nas cores dos fios na hora de realizar alguma manutenção. Não se esqueça de consultar e conferir os diagramas e mapas de instalação.

Fonte:

http://argoseletrica.com/o-padrao-de-cores-de-fios-e-cabos-eletricos/

http://www.ngeletrica.com.br/fios-cabos/cores-identificando-cabos

https://www.tecnogera.com.br/blog/entenda-a-tabela-de-padrao-de-cores-para-cabos-eletricos



Os perigos da Eletricidade Estática
Por definição, este fenômeno ocorre quando as cargas elétricas se acumulam em um corpo e passa para outro ao haver contato. Geralmente ela é gerada p...
Tudo sobre a Norma Regulamentadora 10 - NR10
A nr10 é uma norma focada na segurança do trabalho em atividades que estejam direta ou indiretamente relacionadas à instalações elétricas. A norma, or...
3 comments
Nei Barros
Nei Barros
Sunday 03rd October 2021

A informação que eu precisava, de forma simples e objetiva. Parabéns.

RAIMUNDO
RAIMUNDO
Wednesday 17th March 2021

Muito bom. A identificação dos condutores é importante para segurança (e qualidade do serviço, também) quando da manutenção ou ampliação da rede de distribuição domiciliar

João Evangelista Vieira
João Evangelista Vieira
Wednesday 16th December 2020

Gostei das informações. Site excelente. Irei indicá-lo para os meus amigos.

Exibindo de 1 a 1 do total de 3 (1 páginas)
Leave a comment