EXRAVEN
  • (15) 3019-9131 (15) 3019-9131
  • vendas@exraven.com.br vendas@exraven.com.br

Durante o dia-a-dia de trabalho, estamos sempre expostos ao risco de acidentes que estão ligados ao processo de produção empresarial. Identificar e solucionar os sinais eminentes que podem a vir ocasionar esse imprevisto é extremamente importante para não trazer prejuízo ao trabalhador e nem a empresa.

Um desses sinais são os Quase Acidentes, definidos pelo Conselho Nacional de Segurança como uma ocorrência imprevista que não resultou em ferimento, lesão ou dano – por exemplo: um objeto cai ao lado de um operário durante um trabalho, mas não o acerta por questão de segundos ou centímetros.



Fonte: http://www.blogsnc.com.br/2016/10/incidentes.html

Na maioria dos casos, essas ocorrências estão diretamente ligadas às condições inseguras que o trabalhador está submetido na empresa, sendo um sinal de que algo não está funcionando corretamente. Por isso, ele não deve ser visto como um evento de sorte ou que algo mais sério não aconteceu “por um triz”, mas sim como um alerta. Sendo necessário redobrar a atenção com as possíveis causas que resultaram nessa ocorrência.

É importante ressaltar, também, que é imprescindível relatar quando isso ocorre; por exemplo: um trabalhador vê uma mancha de óleo no chão, desvia dela e segue seu caminho; um outro funcionário pode não ver a mesma mancha, escorregar e causar um acidente grave. Com o relato do primeiro funcionário, a mancha poderia ser removida e acidentes evitados.

Com isso, mesmo o quase acidente sendo um fato não agradável, ele pode ser um recurso que beneficia a empresa se bem utilizado. Mudando a perspectiva e observando a ocorrência como uma maneira de verificar quais as circunstancias que necessitam de atenção e mudança para evitar que acidentes aconteçam.

Fiscalizações constantes do local de trabalho, treinamento completo e adequado para todos os profissionais da empresa, fornecer e explicar sobre a extrema necessidade do uso de EPI’s (equipamento de proteção individual), entre outras atitudes preventivas; além das medidas corretivas.

Essas medidas vêm com vantagens significativas para a empresa. Um local seguro e com as medidas certas faz com que ocorra uma redução de custos e um aumento de produtividade no trabalho. Esses fatos garantem o bem-estar do trabalhador, permitindo com que os mesmos se sintam seguros e satisfeitos com sua função.

Sendo um evento que precede o acidente, é importante prestar muita atenção a ele. Ao analisar e identificar suas causas, é possível tomar medidas que gerem uma segurança maior ao local de trabalho!

Fontes:

http://revistacipa.com.br/quase-acidente-quem-e-culpado

http://www.cgtp.pt/seguranca-e-saude/noticias/10847-o-que-e-um-quase-acidente

http://mrsafety.com.br/voce-sabe-qual-e-a-diferenca-entre-incidente-quase-acidente-e-acidente/

· 

O que é classificação IP65, IP66, IP67?
A classificação IP serve para definir o índice de proteção do equipamento em relação à partículas de poeira e líquidos. O primeiro número se refere à ...
Diferença entre as roscas NPT e BSP
Sendo uma rosca cônica, a NPT é, na maioria das vezes, usada em conexões de tubulações de gás industrial e água. Já a rosca BSP, ao contrário da NPT, ...
Leave a comment